Bolo de Cenoura e Frutos Secos

4 sensações partilhadas
Mais um ano se passou, e como sempre é inevitável nesta altura de transição estabelecer novas metas, novos sonhos, novas vidas. Mas mais importante que tentar controlar o futuro, é o exercício de pesar o passado. Porque, apesar de muitas vezes o desejarmos, não é possível passar uma borracha no ano transacto assim que se ouvem soar as badaladas de um novo ano. As decisões que foram tomadas em 2014, com certeza irão afectar o rumo de 2015. Neste primeiro dia de preguiça (aguda) o balanço tem sido feito dentro da minha cabeça, mas também do meu coração. Espero que 2015, me traga novas concretizações e saúde, mas acima de tudo que seja um ano tranquilo e apaziguador. Um Feliz Ano para todos.

Partiho uma sugestão que pode cair bem nesta início de ano.

Ingredientes
300gr de açúcar amarelo
3 ovos
300ml de óleo de girassol
300gr de farinha autolevedante
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de canela
1/2 colher de café de sal
350gr de cenoura ralada
200gr de frutos secos picados (amêndoas, nozes e avelãs)

Misturamos o açúcar com os ovos e o óleo e batemos até que todos os ingredientes estejam bem ligados. Lentamente, juntamos a farinha, o fermento, o sal, a canela, a essência de baunilha. Depois de todos os ingredientes bem encorporados, adicionamos a cenoura e 150gr dos frutos secos (reservamos 50gr para a cobertura). Deitamos a mistura numa forma de bolo previamente preparada e alisamos com uma espátula. Colocamos no forno pré-aquecido a 170ºC, durante 30 minutos, ou até que o bolo fique castanho e a massa estifer fofa ao toque. Uma opção de cobertura é barrar o bolo com Creme de Manteiga e depois espalhar os restantes frutos secos picados. É um bolo que fica extremamente delicioso se for recheado com doce de ovos.



Próximo publicaçãoMensagem mais recente Publicação anteriorMensagem antiga Página inicial

4 A partilhar sensações:

Clauds Home disse...

Os meus parabéns, pelo blog, pela página ... onde ainda agora descobri este conjunto cenoura+amêndoa de perdição e me "tirou os sentidos"!
Fiquei fã
Por isso também gratidão!
Um ano 2015 muito, muito feliz, com alegrias a serem somadas e multiplicadas!
Beijinho
Gratidão :)

Clauds Home disse...

Os meus parabéns, pelo blog, pela página ... onde ainda agora descobri este conjunto cenoura+amêndoa de perdição e me "tirou os sentidos"!
Fiquei fã
Por isso também gratidão!
Um ano 2015 muito, muito feliz, com alegrias a serem somadas e multiplicadas!
Beijinho
Gratidão :)

inês do crasto disse...

Olá Ana! Concordo com o que dizes e gosto sempre de fazer um balanço do ano que acaba :)
O bolo está com óptimo aspecto, gosto muito da textura e da sua continuidade para o exterior ;) a combinação de bolo de frutos secos com creme de manteiga também é muito boa.
Beijinhos e um bom 2015!

Ana disse...

Muito obrigada pelos comentários. Desejo um Feliz Ano Novo :)