Chutney e uma viagem pelo oriente

Originário da Índia, os Chutneys são um condimento com um paladar agri-doce, bastante forte. Confesso que não sou apreciadora de comida indiana, muito menos de sabores agri-doces. Porém, adoro experiências, de conhecer outros sabores e outras paragens. Sim porque a comida, as tradições gastronómicas são também parte da cultura de cada povo. Acredito que se pode conhecer um povo através daquilo que confeccionam.

Por isso, e tendo esta ideia em mente, decidi deitar mãos aos tachos e a meia dúzia de tomates já bastante maduros e viajar até ao oriente.

Querem viajar também? Aqui fica a receita.

400gr de tomates
100gr de açúcar mascavado
50ml de vinagre de vinho branco
1 chalota
2 paus de canela

Retiramos a pele aos tomates e as sementes. Algumas sementes são teimosas e insistem em marcar presença, não se aborreçam com isso. Cortamos em pedaços pequenos. Reservamos os tomates. Juntamos o açúcar com o vinagre numa caçarola e levamos ao lume. Deixamos esta mistura durante 20 minutos em lume brando. De seguida, adicionamos os paus de canela, os pedaços dos tomates e a chalota picada finamente. Deixamos cozer durante 20 minutos. Retiramos do lume e colocamos num frasco de vidro esterilizado. 


Sem comentários