Dez dicas para evitar pragas e doenças no jardim e na horta


No outro dia, fui dar com as minhas vizinhas, de lanterna em punho na horta à caça de hóspedes indesejados, como as lesmas e caracóis. Achei piada, confesso, porque nunca tinha presenciado tal cenário. Mas acabou por me servir de alerta. Se as hortas delas estavam a ser invadidas por pequenos devastadores de folhas tenras, a minha obviamente não estaria a salvo. Por isso, comecei a deitar o olho e posso-vos dizer que encontrei uma lesma com cerca de sete centímetros. Juro, que não estou a exagerar. Nunca tinha visto um bicho daqueles tão grande. Mas ela lá andava noite após noite a passear pelo meu jardim, a degustar os rebentos tenros. Não a consegui matar, mas obriguei-a a emigrar para espaço longínquo. O que teria acontecido se não tivesse estado atenta? Provavelmente, teria perdido grande parte dos legumes que semeei recentemente e que estão agora despontar.

O que quero dizer com isto é que manter a saúde do jardim ou da horta é uma das tarefas mais importantes para que possamos colher flores bonitas ou produzir os nossos próprios alimentos. Nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente, para quem como eu, está a dar os primeiros passos nestas andanças. Contudo, existem algumas dicas que todos podemos aplicar, que são baratas e acima de tudo práticas.  E são essas dicas que hoje partilho convosco. Espero que vos ajudem a ter boas e sensacionais colheitas.


Dez dicas para evitar pragas e doenças no jardim e na horta
  • Comprar plantas ou sementes de boa qualidade.
  • Fazer a plantação deixando os intervalos indicados. A circulação deficiente pode ser uma causa de doenças.
  • Certas combinações de plantas contribuem para a redução de pragas e doenças. Por isso, vale a pena apostar na consociação.
  • Regar e nutrir corretamente as plantas ou as sementeiras.
  • Podar correctamente, retirando sempre caules mais frágeis ou infectdos.
  • Cumprir as regras de higiene. Como deitar fora os resíduos ou lavar correctamente os recipientes e ferramentas que se usam no jardim ou na horta.
  • Atrair para o jardim ou horta criaturas que lhes são benéficas, como por exemplo Joaninhas, rãs e alguns pássaros.
  • Praticar o cultivo rotativo na horta.
  • Aprender a distinguir carências de doenças. Sò assim conseguimos agir em conformidade e minorizarmos os efeitos, quer de uma, quer de outra.
  • Examinar as plantas periodicamente, para atacar as pragas e as doenças desde o início.

(Livros que serviram de inspiração para este post: Jardinagem com quase nada, Aprender jardinagem, Pratical Self-Sufficency, Jardinagem Prática)

Sem comentários