Pesto de Rúcula e Amêndoa

Perguntam-me muitas vezes porque perco tempo com a minha micro-horta, se no final de contas só consigo produzir meia dúzia de coisas e nem sempre com sucesso.

Para mim despender tempo com a mãe natureza nunca é perder tempo. Pode parecer uma resposta politicamente correcta, mas é a mais pura das verdades. Cada mini horta, cada vaso numa varanda é um contributo para um planeta mais verde.

É maravilhoso ver que a minha micro-horta não me dá alimento apenas a mim e à minha família. Serve também de habitat a diversos insectos, principalmente abelhas, que muitas vezes aterram nas ervas aromáticas em busca de alimento.


Ter uma horta sempre foi um dos meus objectivos. Faz parte da minha vontade de aprender a ter uma alimentação mais cuidada e mais justa para o meio ambiente. Mesmo sendo em pequena escala, uma micro-horta pode contribuir para uma alimentação sustentável, para nos lembrar duas coisas importantíssimas: comer de forma sustentável, dando primazia à sazonalidade, e privilegiar produtos locais.

Acreditem ou não, mas com meia dúzia de ingredientes consegue-se fazer muita coisa. Por exemplo, foi um excelente ano em termos de colheita de rúcula. Fartei-me de comer saladas, mas também de preparar novas receitas, como este Pesto de Rúcula e Amêndoa. Tenho muito orgulho nesta receita, pois representa este meu esforço a tentar construir algo mais verde e mais sustentável, assim como representa o meu regresso às raízes.

Este maravilhoso Pesto leve e fresco combina perfeitamente com a nova estação em que acabámos de entrar. Espero que gostem. Porque a vida deve ser um Reservatório repleto de boas Sensações.



Pesto de Rúcula e Amêndoa

Tempo de preparação: 15 min.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 1 frasco de 250ml (mais coisa menos coisa)

Ingredientes:
200g de rúcula
1 alho
Raspa de um limão pequeno
100g de amêndoas
75g de queijo parmesão
100ml de azeite extra virgem
Pimenta preta q.b.

Modo de Preparação:
Colocamos todos os ingredientes, excepto o azeite, num processador de comida. Picamos até obtermos uma mistura uniforme. Enquanto processamos juntamos lentamente o azeite, até toda a mistura combinar. Temperamos com a pimenta preta a gosto.







Sem comentários