Batido de Mirtilos, Acelgas e Framboesas

Aguardo sempre com alguma ansiedade o início do Verão. Pelo calor, pelos passeios ao ar livre, pelas roupas mais leves, mas especialmente pela chegada da época dos mirtilos. Pensar que durante anos, nem me aproximava de mirtilos ou qualquer tipo de bagas. Ainda bem que isso mudou. Neste momento, o que sinto é mesmo amor.

Cá em casa não sou a única a sentir este amor por mirtilos. Acreditam que a Cão Miúda é também uma fã destes pequenos frutos?! Na micro-horta tenho uma pequena planta de mirtilo, que completou dois anos. Tanto no primeiro, como neste ano, consegui colher entre 5 a 10 bagas. Ou melhor, colher é uma forma de expressão. Na realidade, quem as apanhou foi mesmo a Cão Miúda. Alguém desse lado sabe se faz mal os cãos comerem estes frutos?




De uma coisa tenho a certeza, a nós humanos, estes pequenos frutos fazem maravilhosamente bem. São um fruto muito rico em antioxidantes. Isto é ajudam a manter a boa forma das nossas células. 
Têm propriedades anti-inflamatórias, propriedades benéficas ao sistema cardiovascular. Ajudam a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea.

As suas propriedades são ainda benéficas para a visão. Dizem que durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos de caças ingeriam mirtilos para melhorar a visão nocturna. Não sei se tal é verdade ou não, mas se pensarmos que os mirtilos melhoram a circulação, logo também os vasos oculares serão beneficiados.

Ter atenção que também as folhas da planta têm propriedades medicinais. Com elas podem-se fazer infusões que servem para tratar pequenas inflamações.


Se tal como eu adoram mirtilos, asseguro-vos que podem cultivar uma destas plantas mesmo em sítios pequenos, como uma varanda. Trata-se de uma planta muito resistente que aguenta temperaturas até -20ºC. No entanto, precisa de mais de 150 dias abrigado de geada para poder fazer o seu ciclo vegetativo. Geralmente, encontram-se as plantas a partir de Outubro, nos hortos e nas lojas de jardinagem. Tendo em conta as dimensões que as plantas podem atingir e as suas necessidades, devem usar um vaso com 30 a 50 cm (ou maior se tiverem espaço), deixando sempre 50 a 60cm de distância entre cada pé. Devem também utilizar terra ácida. 





Tenho comprado imensos mirtilos. Adquiro-os a um produtor de Viseu, que me tem inspirado muita confiança. Confesso que a maior parte das bagas têm sido comidas ao natural. Mas também gosto de as consumir em sumos ou batidos. Ontem estava a olhar para as Acelgas que continuam a crescer viçosas na micro-horta e decidi junta-las com os mirtilos, numa bebida antioxidante e energética. Super fácil de fazer e super fácil de beber. Este batido é óptimo para beber antes ou depois de fazer exercício físico. O ideal é bebe-lo fresco, acabado de fazer, mas se tiverem de o conservar façam-no em frascos de vidro, de preferência escuras, dentro do frigorífico. Devem-no agitar antes de beber para que os ingredientes se voltem a unir.

Sumo de Mirtilos, Acelgas e Framboesas
(Adaptado do livro Natural, de Joana Alves)
Tempo de preparação: 10 min.
Dificuldade: Super Fácil
Quantidades: cerca de 600ml

Ingredientes:
250g de mirtilos
125g de framboesas
3 folhas grandes de acelgas
400ml de água fria

Modo de Preparação:
Colocar todos os ingredientes num liquidificador e processar. Coar, num coador largo, apenas para retirar as sementes das framboesas. Servir com mirtilos e framboesas.

Para um sumo mais fresquinho e cremoso, os mirtilos e as framboesas podem estar congeladas.


Sem comentários