Horta em canteiros elevados. Porque e como construirem a vossa.


Há muito que não partilho convosco um artigo sobre jardinagem. Não porque tenha perdido o interesse, nada disso, mas porque tenho passado mais tempo na quinta dos pais a jardinar, a aprender a cultivar os meus prórios alimentos, a alimentar a minha alma com os ensinamentos da terra. Talvez, efeitos da pandemia, mas tenho gostado mais de estar em contacto com a natureza do que fechada em casa a escrever ao computador. Mas com os dias mais curtos e escuros, quer aproveitar o final dos dias para partilhar algumas dicas de jardinagem convosco. 

Muitos de vocês mandam-me mensagens a referir que sou uma sortuda por ter espaço para ter uma horta em redor da casa. Deixem-me partilhar convosco que apesar de morar rodeada de campos de cultivo e de os pais terem uma quinta, a verdade é que tive de ser criativa para ter uma mini-horta na minha casa.  O único espaço disponível, cerca de seis metros de comprimento po um de largura, é composto por terra batida, solo de pouco qualidade, que ainda por cima se encontra misturada com entulho. Por isso, desde o início foi claro que não podia criar a minha horta directamente no solo.

Tive de enveredar pela opção B, criar uma horta a partir de canteiros elevados. Usar canteiros elevados é uma forma fácil de cultivar e de colher legumes. A minha experiência começou há cerca de dois anos e recomendo vivamente. Pode ser uma boa maneira de tornar este mundo mais verde.


COMO CONSTRUIR UM CANTEIRO ELEVADO?

  • Em primeiro lugar, deixar bem claro que se não quiserem perder tempo ou se não tiverem jeito para a bricolagem, podem na mesma ter os vossos canteiros elevados. Já existem diversos kits à venda em lojas da especialidade. Contudo, nem sempre são baratos ou suficientemente jeitosos para as diferentes necessidades de cada pequeno agricultor. 
 
  • Caso optem por construir os vossos canteiros, referir que podem usar ferro, madeira, tijolos, pedras ou sacos grandes próprios para o efeito. Eu vou focar-me na utilização de madeira. Material que tenho vindo a usar na micro-horta, reciclando placas de madeira que o pai já não precisa.
 
  • Podem usar sobras de madeiras ou madeira tratada. Se usarem sobras de madeira, apesar de serem de graça, é provável que se estraguem ao fim de quatro/cinco anos. Se quiserem usar madeira tratada, terão de investir algum dinheiro. 
 

  • Para cada canteiro vão precisar de quatro tábuas e parafusos. As tábuas devem ser cortadas de acordo com as medidas do espaço onde o canteiro vai ser colocado. O importante é descomplicar. Não vale a pena tentarem construir um canteiro com formato estranho, só para ser bonito. O principal é que este seja funcional e acessível, por isso, o formato recomendável é o rectangular. 
 
  • Outra dica importante nesta lógica de descomplicar. Será preferível criarem canteiros de maiores dimensões do que muitos e pequenos. Vão poupar dinheiro e tempo. 
 
  • Quando os canteiros são colocados em superfícies de cimento ou outro material duro, devem ter uma profundidade mínima de 45 cm, para que as raízes das plantas tenham espaço para se espalhar e crescerem livremente. 
 
  • Entre cada canteiro será necessário deixar um espaço de cerca de 35 cm, para que facilmente circulem entre cada canteiro e assim acedam a todas as culturas e a todo o terreno.



VANTAGENS DE CULTIVAR EM CANTEIROS ELEVADOS

  • Aproveitar o espaço
Cultivar em canteiros elevados é indicado para quem dispõe de pouco espaço. Qualquer varanda ou pátio pode facilmente ser transformado numa pequena horta. Até porque grande parte das hortícolas precisa de pouco espaço para se desenvolverem. 
 
  • Melhor qualidade do solo
Ao cultivarmos em canteiros elevados conseguimos controlar melhor a qualidade do solo. Podemos escolher os substratos que melhor se adequam às culturas que vamos semear/plantar. 
 
  • Melhor acessibilidade
Ao elevarmos o nível do solo estamos também a tornar as sementeiras e a monda mais acessíveis. Já não teremos de nos dobrar tanto sobre a horta. O que pode ser bastante benéfico para pessoas com problemas de coluna ou de mobilidade de forma geral. Convenhamos, ninguém gosta de andar debruçado em más posturas. 
 
  • Melhor drenagem
Os canteiros elevados permitem uma melhor drenagem do solo, o que ajudará as raizes das plantas a não apodrecerem.
 

  • Manutenção fácil
Se mais facilmente nos conseguimos abeirar das culturas, também será mais prático chegar às ervas daninhas. Além disso, limitando o espaço das culturas, também limitamos o uso de ferramentas de jardinagem de grande porte. Na realidade, basta usarmos uma pequena pá de jardineiro ou um ancinho pequeno. 
 
  • Controlo de Pragas
Ter as culturas elevadas permite evitar o ataque de certos bichinhos fofinhos e malandros, como coelhos. Ter o solo mais fértil e rico em nutrientes também é uma forma de evitar as pragas mais comuns.
 
  • Maior temperatura do solo
Num canteiro elevado, o solo tem tendência a aquecer mais depressa, o que permite antecipar algumas sementeiras assim que a Primavera inicia.

 


Sem comentários