Creme de Cenoura e Gengibre

No final do mês de Outubro, colhi a minha primeira plantação de cenouras. Bem… mini-plantação, porque na realidade apenas consegui reproduzir quatro cenouras. Muito gordas, mas de tamanho reduzido. Tal como já tive oportunidade de partilhar noutros posts, tem sido um caminho de descoberta. Tem sido uma aventura produzir os meus próprios vegetais, porque a verdade é só uma: tenho poucos conhecimentos, mas muita humildade para aprender. Tento-me lembrar de alguns ensinamentos dos meus avós. Sempre trabalharam a terra, sempre souberam colocar comida em cima da mesa, sem terem de a ir buscar ao supermercado. Sou muito grata por ainda hoje, apesar das dificuldades normais da idade, ver a minha avó a fazer as tranças das cebolas ou armazenar as batatas que vão alimentar a família no Inverno. Olhando para trás, penso que poderia ter aproveitado melhor os seus ensinamentos. Mas o que lá vai, lá vai. Importa lembrar os conhecimentos que consegui reter, importa continuar a aprender. 

Talvez seja uma moda, esta de construir a própria horta e plantar meia dúzia de coisas. Mas para mim tem sido mais que uma tendência, tem sido uma terapia, uma forma de inspiração. Depois de quatro anos a morar na cidade, eu precisava mesmo de voltar a meter as mãos na terra, de voltar as sentir as minhas raízes, de as ver crescer, de sentir que estava viva. Consequência disso? Durmo melhor, estou mais descansada, mais alegre e tenho vindo a alterar a minha alimentação.



Apesar de continuar a ser “bom garfo”, uma vez que adoro comer, ter-me mudado para o campo deu-me noção da necessidade de tornar a minha alimentação mais “seasonal”, de adaptar as minhas vontades ao que a natureza tem para oferecer, de ter consciência que as nossas escolhas deixam uma pegada neste mundo que não é infinito. Ainda tenho muito para aprender, ao nível da agricultura, mas também ao nível de uma alimentação saudável. A pensar nisso, decidi transformar as minhas poucas cenouras (e mais algumas biológicas que tive de comprar) num Creme de Cenoura e Gengibre. Uma opção indicada para ao Outono que tantas vezes deita abaixo o sistema imunitário. Espero que gostem.

 Creme de Cenoura e Gengibre

Ingredientes:
1cebola, picada
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre do tamanho de um polegar, descascado e partido em dois
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/2 kg de cenouras
1/2l de caldo de galinha
sal, pimenta preta
Baguetes
Parmesão

Modo de Preparação:
Alouramos a cebola e o alho com o gengibre, nas duas colheres de azeite. Dois minutos depois, acrescentamos as cenouras cortadas em rodelas grossas, misturar bem e continuar a refogar por mais dois minutos. Acrescentamos o caldo de galinha e deixamos cozinhar lume brando cerca de 25 minutos, até as cenouras ficarem macias. Retiramos do lume e retiramos também o gengibre. Reduzimos os ingredientes a puré. Corrigimos os temperos com sal e pimenta preta, se for necessário. Servimos com fatias de baguete grelhadas e lascas de parmesão.


Sem comentários