Sete dicas de como não desperdiçar comida nas festas


Num ano em que cada vez mais temos consciência das alterações climáticas, num ano de seca que teve um impacto enorme nas produções de cereais e outros alimentos, num ano em que a guerra fez disparar os preços dos produtos básicos e num ano em que a população mundial atingiu os 8mil milhões de pessoas, é mais que notório que a alimentação tem um impacto enorme no futuro da humanidade e do planeta. Portanto, é imperativo modificar comportamentos no que toca a alimentação e tentar reduzir ao máximo o desperdício. Principalmente, nesta altura do ano, de festas e de alguns exageros. Por isso, partilho convosco sete dicas, que eu também vou ter em atenção, de como evitar desperdiçar comida no Natal e Passagem de Ano 

1. Planear todas as refeições para evitar gastos por impulso
Sem planeamento temos tendência a fazer compras por impulso. Logo compramos em excesso e não por necessidade. Compramos o queijo azul que nunca usámos, mas que vimos numa receita maravilhosa numa revista fantástica, compramos frutas exóticas que queremos experimentar, compramos quilos e quilos de farinha porque vamos fazer todos os doces típicos de Natal. Mas adivinhem o que acontece. Provavelmente não teremos tempo para todas as experiências, para tudo o que idealizámos e acabamos por desperdiçar imensos ingredientes. Com planeamento não há desperdício, uma vez que iremos adquirir apenas os ingredientes necessários para o que realmente precisamos.

2. Usar receitas já testadas ou que sejam as favoritas da família
Quem é que não se deixa deslumbrar com as receitas temáticas das revistas de culinária que surgem nesta altura do ano? Eu fico sempre apaixonada e começo com devaneios, a experimentar todas. Claro que não corre bem. Desperdiço comida e nem sempre consigo que a família fique satisfeita. Portanto, lição aprendida. É importante usar receitas já testadas e aprovadas pela família. Teremos a certeza que a comida irá desaparecer num instante. Contudo, se forem como eu que gostam sempre de inovar e fazer experiências, escolham uma ou duas receitas. Será a vossa lufada de ar fresco em termos de criatividade gastronómica, mas ao mesmo tempo o vosso travão para que não desperdicem comida.


3. Fazer lista de convidados e calcular a comida
É importante fazer uma lista de convidados, para que o menu possa ser adaptado à quantidade de pessoas que tencionamos acolher nas diferentes refeições. Caso tenham dificuldades em fazer o cálculo da comida necessária para o número de pessoas, existem diversas apps que podem ajudar nesta tarefa.

4. Escolher um menu zero-waste 
Planear um menu cujos ingredientes não produzam muito lixo. E ponderar dar diferentes e saborosos usos a algumas coisas que habitualmente vão para o lixo. Como cascas, sementes, caules.

5. Comprar local 

Comprar local, não só apoia os agricultores e negócios locais, como nos permite comer mais produtos sazonais, com mais qualidade que os comprado nas grandes superfícies. Além disso, podemos encontrar nestes negócios locais os chamados legumes ou frutas feias, que muitas vezes nas grandes superfícies vão para o lixo, uma vez que não podem ser comercializados. Mas a verdade é só uma, será que interessa que as batatas que vamos descascar e cortar em pedaços têm de ter o calibre X ou Y, ou a fruta que vamos triturar tem de o aspeto brilhante e sem qualquer mazela? Acho que sabemos bem as respostas.


6. Ter atenção ao frigorífico 

Nesta altura do ano, temos tendência a atafulhar o frigorífico de cima abaixo. É importante fazer uma boa gestão do que lá colocamos para não deixar estragar nada. Lembrar sempre que a comida mais antiga deve ficar sempre à frente da mais recente. Além disso, devemos arrumar as coisas de acordo com as indicações do fabricante e em caixas, sacos próprios.


7. Usar e amar todos os restos de comida 

Todos nós sabemos que sobra sempre imensa comida nas festas e que grande parte acaba por não ser aproveitada. O que representa um enorme desperdício. Portanto, é importante guardar os restos em recipientes transparentes e herméticos. Depois é só pensar em receitas onde estes possam ser incorporados. Usar a imaginação, pesquisar na net… o que não faltam nos dias de hoje é inspiração.


 

Sem comentários