Téntáculos de Polvo Assados com Batata a Murro


Para muitos, este foi um ano de abrandar o ritmo. Viram no confinamento uma oportunidade de desacelerar a alma das rotinas diárias. Claro que cabe a cada um entender se esta situação foi positiva ou não.  Para outra parte da população o ritmo da vida tornou-se ainda mais intenso, mais inconstante, mais desafiante. Eu insiro-me nesta fatia de realidade.

 



Quase não dei pelo confinamento, embora estivesse efectivamente confinada em casa e cheia de saudades da família e amigos, tal o ritmo avassalador que experienciei nessa altura. Por um lado, foi bom, mantive a cabeça distraída dos números, das notícias sensacionalistas, de pensamentos mais pessimistas. Mas por outro lado, foi difícil equilibrar saudavelmente as tarefas com os telefonemas emotivos da família, ou acompanhar quem precisava de auxílio, de uma palavra amiga. Andamos sempre à procura do equilíbrio, não é? A receita que hoje vos proponho, tem em conta a realidade que experienciei este ano.  A falta de tempo, o estar fechada em casa, o cozinhar apenas para mim e para o meu marido (e vá para a cão miúda também).



Quem me acompanha no Instagram, percebeu que na semana passada a empresa BeiraNova, da cidade de Viseu, me ofereceu um polvo gigante (nunca tinha visto um tão grande) e tentáculos de polvo já cozinhados. Eu adoro este molúsculo. Sinceramente, é para mim o ingrediente culinário mais importante na consoada. E são várias as tradições familiares que o incorporam. 

Depois de uma série de perguntas que vos lancei nas stories do instagram, percebi que grande parte de vocês, tal com eu, dedica muito tempo a cozinhar polvo na consoada. Uma antecedência a que nem toda a gente se pode dar ao luxo, por melhor organização pessoal e profissional que tenham. 

Por isso, assim que vi os tentáculos de polvo já cozinhados, percebi que tinha de partilhar convosco uma receita da minha sogra, muito simples, mas que é um verdadeiro manjar dos deuses. Tenho cá para mim que é uma boa proposta não só para quem não tem tempo, mas também para as famílias pequenas, que vão passar o Natal mais sossegado em casa.



Tentáculos de Polvo Assados com Batata a Murro

Tempo de preparação: 55 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: para 2 pessoas

Ingredientes:
500g de batatas
1 cuvete de Tentáculos de Polvo da BeiraNova
6 dentes de alho
200ml de azeite de boa qualidade
1 raminho de alecrim

Modo de Preparação:
Lavamos as batatas e levamos a cozer em lume forte durante cerca de 20 minutos.
As batatas estarão prontas quando espetarmos um espeto nas batatas e este entrar sem resistência. Escorremos as batatas e reservamos.
Numa travessa, própria para ir ao forno, colocamos os tentáculos de polvo, já descongelados, e polvilhamos com os dentes alho descascados e picados.
Pegamos nas batatas e damos-lhes um pequeno murro em cada batata.
Juntamos as batatas ao polvo, sendo que por cima delas devemos colocar o alecrim.
Regamos com o azeite.
Levamos ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos até que as batatas e o polvo estejam dourados.
Servimos de imediato, com um bom Vinho do Dão.



Sem comentários