Pão de Acelga e Azeitonas Verdes

Como já devem ter reparado no Instagram, ando a preparar uma nova newsletter desta vez dedicada a piqueniques. Quem desse lado é fã? Cá em casa é uma actividade que nos diz muito. Assim que chega o Verão pegamos na cesta e vamos por aí, sem grandes destinos, sem grandes planos. Deixamo-nos apanhar na briza veranil, na vontade de relaxar e de sentir o chão fresco debaixo dos pés e na fome de quem quer viver o exterior com afinco. Não sei se vou conseguir transmitir a 100 por cento para a Newsletter esta minha paixão por piqueniques. Mas nos últimos dias tenho passado muito tempo a escolher receitas, a preparar as fotos. 


Inclusive esta receita que hoje partilho esteve quase, quase a ir para a newsletter. Todavia, gostei tanto do resultado final que já não aguento mais esperar para compartilhar convosco. O porque deste meu orgulho por esta receita? Porque um dos ingredientes principais provém da minha horta. Não imaginam o gozo que me tem dado pensar em receitas com a meia dúzia de coisas que vão saindo da horta. Já no ano passado tinha semeado acelgas na micro-horta. Tive sucesso. Deram-se bem nos canteiros elevados e as folhas cresceram bastante. Por isso este ano voltei a repetir a experiência. Geralmente cultivo acelgas coloridas.

Com um sabor ligeiramente amargo, a acelga é uma hortaliça com propriedades benéficas para a saúde, uma vez que apresenta substâncias anti-inflamatórias e vitamina C. Além disso, é ideal para quem está de dieta, uma vez que aumenta a sensação de saciedade.  A acelga pode ser consumida de diferentes maneiras: crua em saladas, refogada, em sopas, cozida ao vapor e até em batidos (anteriormente já tinha partilhado uma receita de batido de Mirtilos e Acelgas). Cheira-me que este ano as acelgas vão continuar a multiplicar-se, por isso tenho de aproveitar. Se tiverem oportunidade plantem destas maravilhas e depois consumam-nas sem medo.
Pão de Acelga e Azeitonas Verdes
(Adaptado do livro Vitacress, com receitas do Chef  Hernâni Hermida)

Tempo de preparação: 60 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: cerca de 12 fatias

Ingredientes:
4 ovos
250g de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
6 folhas de acelga colorida (mais ou menos 100g)
75g de azeitonas verdes
5 colheres de azeite extra virgem
2 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de mangericão seco
2 colher de sobremesa de pimenta preta
Queijo Parmesão ralado q.b

Modo de Preparação:
Mergulhamos a acelga em água a ferver durante cerca de cinco minutos. Retiramos da água e passamos por água fria. Deixamos escorrer bem. Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Com a ajuda de uma batedeira eléctrica, batemos os quatros ovos com 2 colheres de alho em pó, uma colher de pimenta e uma colher de mangericão. Lentamente adicionamos a farinha e o fermento, intercalando com o azeite. Com uma colher de pau juntamos as azeitonas e a acelga. Misturamos bem. Deitamos a mistura numa forma de bolo inglês, polvilhamos com queijo Parmesão e uma colher de pimenta preta. Levamos ao forno durante cerca de 40 minutos.

Sem comentários