Quatro perguntas essenciais para criar uma horta

Deitar mãos à terra pode ser bastante relaxante. Aliviar os nervos de um dia de trabalho a sujar as mãos, parece-me sempre uma excelente opção. Além disso, sempre ouvi dizer, que quem semeia colhe. Portanto, no ano passado, passei da vontade à prática e decidi criar a minha própria horta. Vá...micro-horta. Um projecto que só desperta em mim boas sensações. Permite-me sentir que estou a contribuir para um mundo mais verde, ao mesmo tempo que sei de onde vêm os alimentos que coloco na mesa.

Possuir uma horta representa um valor imensurável, acompanhar o crescimento das plantas, observar os animais que passam a habitar esse espaço e depois ter ainda a possibilidade de colher e comer os legumes e frutas que necessitaram de cuidados meus.



Se cada vez mais a vida, as suas rotinas nos afastam do verde da natureza, é curioso verificar que as pessoas estão conscientes de que é necessário voltar a contribuir para um planeta sustentável e para uma alimentação sustentável. Portanto, mais do que uma moda, acredito que este boom de criação de pequenas hortas, hortas urbanas, hortas comunitárias, hortas na varanda, hortas em vasos, é uma tendência que veio para ficar.

A horticultura está efectivamente a despertar paixões.Eu acho que já não saberia viver sem os meus pequenos canteiros. Contudo, sou ainda uma principiante com muito a aprender e muitos erros para cometer. Têm acontecido muitos, posso-vos garantir.

Nos dias que correm, a internet é uma grande ajuda. Não precisamos de ser peritos para cansar corpo e alma nestas andanças da horticultura. Basta procurar informação e aplicar. Todavia, deixo um alerta. É preciso cuidado com a informação que colhemos na internet, não nos podemos deixar intimidar ou confundir com a cacofonia que às vezes se faz sentir no mundo virtual. Acima de tudo têm que se ouvir, perceber as vossas rotinas, ter consciência se vão ter tempo ou não para tratar da horta, que espaço estão a pensar disponibilizar para fazerem crescer coisas. É a vossa horta, são os vossos objectivos. Não precisam de começar com uma horta enorme que ocupe muito espaço, com espécies que estão na moda ou são exóticas. É preferível começar de forma humilde, não desistir ao primeiro contratempo, ir ganhando mais experiência e explorando novas culturas.



Tal como já tive oportunidade de dizer anteriormente, não sou expert neste assunto. Na realidade, sou muito ignorante. Vou beber informação a vários livros, a blogues de pessoas que realmente conhecem o mundo da horticultura ou então aprendo com os erros de muitos iniciantes que como eu partilham as suas experiências menos bem sucedidas. Por isso quando chegou a hora de planear a minha pequena (micro) horta segui algumas das indicações e dicas básicas do livro Como Cuidar da Sua Horta Mês a Mês, de Karen Liebreich, Annette Wendland e Jutta Wagner. orientações que hoje partilho convosco. Espero que este mundo da horticultura também vos fascine e que de alguma forma possa contribuir para as vossas experiências neste mundo.



Quatro perguntas essenciais para criar uma horta
Para começarmos a horta devemos a cima de tudo, fazer uma lista com os nossos legumes, frutos e ervas aromáticas preferidos. Assim, não nos dispersamos na hora de tomar decisões. Contudo, só colocamos esta lista em prática depois de colocarmos as seguintes perguntas:

De quanto tempo dispomos para tratar da horta? É suposto este hobby conferir prazer, ajudar a relaxar depois de um dia ou semana de trabalho intenso. Portanto, têm de ser honesto convosco. Se tiverem meia hora por dia para dedicar à horta, podem avançar para os legumes ou frutos da vossa lista que exigem mais atenção. Senão, o indicado é ficarem-se por legumes ou frutos que necessitam de pouco cuidado e que crescem praticamente sozinhos.

De quanto espaço disponho para criar a horta? Também a escolha de legumes a plantar vai depender desta questão. Se tivermos pouco espaço devemos optar por espécies que ocupam pouco espaço e que tenham um ciclo pequeno. Assim podemos produzir mais variedades e em mais quantidade.

Qual a exigência das culturas a que nos propomos plantar? Esta pergunta acaba por estar também relacionada com o espaço e com o tempo que dispõem para a horta. Convém conhecerem qual a exigência, em termos de trabalho, que cada legume ou fruta da vossa lista exige, de forma a perceberem se estes se adaptam ao sítio (condições circundantes) e à vossa disponibilidade.

Quantas plantas serão necessárias? As autoras do livro que atrás identifiquei referem que esta pergunta pode parecer banal, mas que faz todo o sentido, tendo em conta os nossos objectivos para a horta. A nossa ideia é ter legumes para degustar no momento em que são colhidas ou para confeccionarmos conservas e degustarmos durante todo o ano.

Depois de "responderem" a estas questões já podem pegar na vossa lista, fazer os ajustes necessários e colocar mãos à terra.








1 comentário

Catarina Girassol disse...

São questões fundamentais e muito pertinentes quando se está a iniciar nesta actividade de plantar e colher o nosso alimento ☺ gostei muito do post. Cá em casa tivemos o cuidado de planear a nossa horta conscientemente 😉