Bolo de Coco



Por vezes, perco-me com as conversas sobre o lado mais obscuro da internet, sobre tudo o que estamos a perder com as redes sociais. Assusta-me o lado negativo de passar horas nas redes sociais, as pressões, as ausências, a vontade de seguir caminhos que nem sempre se adaptam a nós. Tenho reflectido muito sobre isso ultimamente, principalmente porque tenho tentado perceber qual o caminho que pretendo seguir. Podem achar estranho este género de conversa em mim, bloguer assumida, que continua a gostar do seu cantinho virtual e que pretende mante-lo por muitos e bons anos. Pode parecer contradição, mas não é.

Foi graças às redes sociais, a esta coisa dos blogues que conheci muitas pessoas realmente inspiradoras. Na área da gastronomia, há pessoas com um trabalho super talentoso. Senão fosse a evolução da internet nunca as teria conhecido. Uma dessas pessoas é a Inês, do blogue Ananás e Hortelã. De certeza que já ouviram falar. Um dia quando for grande quero ser tão boa fotógrafa como a Inês. Não nos conhecemos pessoalmente, mas sigo com afinco o seu trabalho e (como ela sabe) vou beber muita inspiração ao que ela partilha. O bolo que hoje chega ao blogue é claramente resultado desta influência e partilha.




A Inês partilhou há algum tempo um bolo de coco que habitualmente era confeccionado pela sua Avó. Eu simplesmente adorei o aspecto do bolo. Tão tradicional, tão simples mas ao mesmo tempo notava-se que se revestia de memórias. Fez-me recordar todos os bolos descomplicados que a minha avó me preparava, principalmente quando ligava o forno de lenha. Um dia destes tenho de tentar repescar algumas das suas receitas, pois para mim são mais que recitas, são património familiar, uma herança que não se pode perder.

 Para já partilho a minha versão do Bolo da Avó da Inês. Uma receita com um bocadinho menos de açúcar, com a incorporação de uma farinha diferente e a substituição do iogurte por leite de coco. Não cheguei a provar o bolo preparado pela Inês ou pela sua Avó, mas esta receita já entrou para a lista das favoritas. Querem um bolo de conforto para animar a alma ou um bolo simples para um dia de filmes com os amigos ou família então têm de experimentar esta receita. Eu imagino-me um dia a confeccionar esta pequena jóia para os meus netos. Quem sabe um dia.


Bolo de Coco

Ingredientes:
6 ovos
200g de açúcar
Raspa de 1 limão pequeno e de 1 lima
300ml de leite de coco de lata
75 ml de óleo de girassol
40g de coco ralado
200gr de farinha com fermento
150g de farinha de espelta
1 colher de chá (bem cheia) de fermento

Modo de Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocamos os ovos, o açúcar e a raspa de limão e de lima numa taça. Batemos bem com batedeira eléctrica durante cerca de cinco minutos. Adicionamos o leite de coco, o óleo e o coco ralado. Voltamos a bater bem. Juntamos as farinhas e o fermento. Envolvemos delicadamente na massa até obtermos uma mistura homogénea. Colocamos a massa numa forma com buraco central, previamente untada. Levamos ao forno durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido (teste do palito). Deixamos arrefecer cinco minutos na forma antes de desenformar. Deixamos arrefecer e polvilhamos com coco ralado.




Sem comentários