Bolo Húmido de Laranja

Conheci a Mara no curso de Jornalismo que frequentei, parece, há uma vida atrás. Veterana académica, sorriso franco e atitude brincalhona. Lembro-me dela desde o primeiro dia de praxes. Talvez ela já não se recorde mas obrigou-me a fazer uma declaração amorosa original a outro veterano. Brincadeira inofensiva que originou gargalhadas, bom ambiente e companheirismo.
Claro que desde esta memória até ao momento presente, a vida já deu muitas voltas e os nossos caminhos há muito que se deixaram de cruzar. Mas quis o futuro ser mais forte e voltar a entrelaçar os nossos projectos e ideias.



A Mara, há cinco anos, fundou o Coração Luso, um projeto dedicado aos emigrantes portugueses, quando também ela era emigrante em terras de sua majestade. O proeto ganhou dimensão e já assumiu muitas formas. Já foi um blogue, um site, uma rubrica num programa da Fátima Lopes na TVI. Para celebrar os cinco anos do Coração Luso, a Mara, sempre lutadora e sonhadora, decidiu transformar o protejo numa revista online, que continua a documentar as vidas dos nossos emigrantes, mas que pretende chegar a novos públicos, sem perder claro a sua identidade.






Eu tive a sorte (mesmo muita sorte) de ser convidada a integrar este novo formato do Coração Luso com uma singela crónica sobre aquilo que mais gosto de fazer: cozinhar e comer. Sem periodicidade estabelecida, porque isto da culinária tem de ser saboreado com calma, vou partilhar receitas, ideias e inspirações.

Para a primeira crónica escolhi uma receita de Bolo Húmido de Laranja e um pensamento sobre que receitas fazer em ocasiões especiais de convívio. Apesar de partilhar agora a mesma receita no blogue, acho que vale a pena seguir o link para a revista Coração Luso e ler o texto original. Espero que gostem e claro que partilhem comigo o vosso feedback. É muito importante conhecer a vossa opinião.


Bolo Húmido de Laranja

Ingredientes para o bolo
200g de manteiga sem sal
200g de açúcar amarelo
4 ovos (tamanho L)
casa ralada de 1 laranja
350g de farinha de trigo simples
2 colheres de chá de fermento em pó
125ml de sumo de laranja
100ml de leite

Ingredientes para o Glacê de Laranja

200g de açúcar em pó
Sumo de 1 laranja pequena

Aquecemos o forno a 160ºC. Batemos a manteiga e o açúcar, com a ajuda de uma batedeira eléctrica, até obtermos um creme de textura pálida. Adicionamos os ovos e batemos durante cerca de três minutos. Juntamos a farinha, o fermento em pó, previamente peneirados, e a raspa de laranja. Envolvemos uniformemente até que a farinha fique bem incorporada. Por fim, adicionamos o sumo de laranja e o leite. Deitamos a massa obtida numa forma de 27 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levamos ao forno durante cerca de 35 minutos, ou até o bolo ficar firme e dourado. Deixamos arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos, de seguida desenformamos para uma rede e deixamos arrefecer por completo.

Para o glacê, colocamos o açúcar em pó numa taça e vamos misturando o sumo de laranja aos poucos e mexendo sempre para que não se formem gromos. O objectivo é obtermos uma pasta não muito dura, liquida q.b apenas para deslizar sobre a superfície do bolo.



Sem comentários