Queques de Mirtilos e Framboesas

Piquenicar é um dos verbos que mais adoro praticar. Sou fã incondicional de aliar a cesta de vime cheia de petiscos à descoberta do nosso belo país. Na realidade, este amor incondicional foi-me transmitido pelos meus pais, adeptos fervorosos das maravilhosas paisagens lusas. E são tantas as histórias e aventuras em que nos metemos por esse país fora. Não contem a ninguém, mas à conta destes piqueniques já furtámos fruta dos pomares, já quase fizemos campismo selvagem, eu já fiquei com a cabeça presa numa ponte, já assámos maças de Bravo Esmolfe numa fogueira improvisada e espetadas num pau.



Também à conta de piquenicar já conhecemos pessoas fantásticas e lugares pitorescos, alguns inimagináveis. Mesmo quando viajamos para o estrangeiro, fazemos questão de implementar este verbo tão saboroso. Por exemplo, cá em casa quando precisamos muito de quebrar a rotina semanal, improvisamos um piquenique e vamos até ao parque da cidade. Durante hora e meia, esquecemos tudo, os horários, as tarefas, os prazos que temos de cumprir. Sempre que posso adoro mimar estas refeições mais informais com pequenas tentações. Como por exemplo estes singelos Queques de Mirtilos e Framboesas.





Queques de Mirtilos e Framboesas

Ingredientes
2 ovos
70gr de manteiga
150gr de açúcar
2 colheres de sopa de limão
1 colher de sopa de mel Samelas
350gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
125gr de framboesa
125gr de mirtilos
1/2 chávena de leite

Numa tigela, juntamos o leite, o limão e o mel, mexemos bem e reservamos durante cinco minutos. Na taça da batedeira eléctrica, juntamos os ovos, o açúcar e a mistura do leite e batemos bem até que os ingredientes fiquem bem ligados. Adicionamos lentamente a farinha, o fermento e o bicarbonato. Batemos bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Juntamos a manteiga e voltamos a bater. Nesta massa, envolvemos com cuidado os mirtilos e as framboesas com uma colher de pau. Com a ajuda de uma colher de sopa, deitamos a mistura nas forminhas de papel enchendo-as até dois terços. Levamos ao forno, pré-aquecido a 160ºC, durante 25 minutos, ou até dourarem e a massa estiver fofa ao toque. Deixamos arrefecer ligeiramente os queques no tabuleiro antes de os transferirmos para uma grelha para arrefecerem completamente.


Sem comentários