Quadradinhos de Chocolate com Aroma de Laranja

O primeiro acordar depois das férias junto ao Oceano Atlântico é sempre mais lento e custoso. É como se o corpo estivesse ainda entorpecido pelo embalar das ondas, pelo cansaço dos mergulhos na água salgada e das caminhadas na areia aquecida. É como se a alma embebida em boas e quentes recordações se recusasse a levar um choque de realidade.   


O regresso a casa inclui sempre máquinas de roupa para lavar, horários pouco descansados, barulhos citadinos aos quais nos desabituamos, pessoas que não queremos ver e locais por onde não queremos cirandar. Cada vez mais tenho a noção da importância não só das férias, mas essencialmente do humor com que reanimamos o nosso reencontro com a rotina.





Talvez por isso tenhamos feito a coisa ao contrário. No regresso, voltámos a fugir e consumimos os últimos dias longe dos programas automáticos de lavagens, longe dos olhares curiosos, longe da vontade de reaparecer. Ainda com os pés enchardos de areia fina, mudámos o rumo serra acima, paisagem já bastante familiar e que, apesar de alguma distância, nos coloca a dois passos de casa. Deixámo-nos envolver pelo verde, enxaguámos a alma na água gelada de nascente, experimentámos o silêncio profundo do interior, adormecemos na total escuridão protegida da montanha e deliciámo-nos com novos-velhos sabores. 

Claro que este anti-regresso não foi de todo milagroso. Quem é que gosta de abandonar o compassado e perfeito pulsar do dolce far niente?  Mas uma coisa é certa, para além do privilégio de conhecer outras paragens deste nosso belo país, o lento acordar concretizou-se em dois passos suaves de humores retemperados.

Ingredientes
150gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
100gr de chocolate negro partido em quadradinhos
100gr de chocolate branco partido em quadradinhos
250gr de manteiga em cubos
150gr de açúcar refinado
4 ovos grandes
raspa de uma laranja

Peneiramos a farinha e o fermento para dentro de uma tigela. Derretemos o chocolate negro e branco e a manteiga em banho-maria, retiramos do lume e misturamos o açúcar. Juntamos os ovos e, finalmente, envolvemos a farinha e a raspa de laranja. Levamos ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Desenformamos depois de frio e cortamos em quadrados. Acompanha bem com fruta fresca.




2 comentários

A.João disse...

Passei por aqui hoje pela primeira vez. Gostei bastante, dos textos e das fotos. Original foi logo a palavra que veio à cabeça.

Ana disse...

Olá João. Muito obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz que tenha gostado :)