O frio como desculpa para me aventurar na cozinha


Aqui pelas minhas bandas, interior do país, os dias têm amanhecido gelados, cobertos por uma espessa manta de geada que paralisa a natureza. O campo torna-se mais calmo, permitindo que aos poucos o Outono profundo se instale. As couves ficam cozidas, como diz o meu avô, as abelhas saem mais tarde do seu cortiço, os pássaros nem chilreiam, nem vêm roubar as migalhas que sacudo cozinha fora e os terrenos agrícolas deixam-se repousar por uma melancolia que convida a passeios agasalhados.

Sou daquelas pessoas que vivem sob o lema “De manhã começa o dia”, mas confesso que nestas últimas semanas, a preguiça tem sido uma constante. Quando acordo e coloco o nariz de fora das cobertas, todo o meu corpo se retrai obrigando-me a ficar imóvel, no quente.








































Só um chá bem quentinho me consegue roubar à cama. Isso, uma lareira acesa e um forno quentinho. Há lá coisa melhor? Duvido. Cada vez que acendo o forno, toda a casa se ilumina, torna-se mais atractiva, mais quente. Digam lá que não arranjei uma desculpa boa para pegar nos tachos todos os dias.

Hoje de manhã decidi experimentar confeccionar Financiers de Framboesa e Limão. Por norma, estes bolos levam na sua base frutos secos moídos, podem ser avelãs ou amêndoas. Não morro de amores por frutos secos, mas queria tanto experimentar estes bolinhos, que decidi pegar uma receita, do melhor livro de doçaria (pelo menos até ver, é o livro mais bonito de pastelaria que tenho) “Bolos para a Família”, de Sarah Randell, e re-transformá-la. O resultado final? Uns deliciosos Bolos Financiers de Framboesa e Limão.

Espero que gostem. Experimentem e partilhem o vosso feedback. Eu cá prometo continuar a arranjar desculpas para experimentar novas receitas.

Ingredientes
125gr. de Manteiga
75gr. de amêndoas picadas
125gr. de açúcar em pó
125gr de farinha de trigo
4 claras de ovos grandes
Casca ralada de um limão
Framboesas

Faz 12 Financiers

Derretemos a manteiga numa caçarola pequena e deixamos arrefecer ligeiramente. Juntamos a farinha e o açúcar peneirados e as amêndoas peneiradas para dentro de uma tigela grande. Noutra tigela deitamos as claras e batemo-las até ficarem em castelo. Com uma colher grande de metal juntamos a manteiga à mistura seca e depois de tudo bem ligado, adicionamos à massa obtida as claras. Distribuímos a massa pelas formas previamente untadas. Em cada taça colocamos uma ou duas framboesas (depende do gosto de cada um). Levamos as tacinhas ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 20 minutos.


Sem comentários