O Outono e os seus aniversários

O Outono, para além de outras coisas, traz também o início dos aniversários de grande parte da família e de grande parte dos amigos. Como eu costumo dizer, desde que começa o Outono até ao início do Ano Novo é o tempo da engorda. São festas atrás de festas. Ainda por cima na família o jeito para cozinhar é genético e os meus amigos também sabem rechear uma boa mesa e conviver entre petiscos e conversas agradáveis. Nesse aspecto sou uma sortuda. Claro que depois nas resoluções do ano novo costuma constar sempre um desejo/vontade de praticar mais exercício e perder uns quilinhos. O primeiro aniversário importante foi o do pai, que desde que comemorou os 50 anos encara a data com mais nostalgia. Talvez por isso, tenhamos realizado uma mini mini party, apenas para o núcleo familiar, com mini delícias. Para além do empadão delicioso da mãe, decidi preparar uma mesa com o bolo de aniversário, triflé de pannacotta e bolo de limão, umas mini-empadas de pizza e uma selecção de doces caseiros, marmelada e também de licores caseiros. Simples, mas muito apetecível, é como eu posso descrever a mesa que foi preparada.



Para o bolo de aniversário experimentei uma nova receita do livro "O Grande Livro da pastelaria". A receita intitula-se "Bolo de Aniversário", mas mais não é uma receita de bolo de limão muito fofo. A esta recheia juntei um recheio de queijo creme e framboesas. Também a cobertura teve por base o queijo-creme. Mas a esta base juntei bolacha Maria triturada. Por cima, e como o pai adora frutos vermelhos, principalmente romã, decidi colocar morangos, romã e framboesas. Funcionou muito bem. E por isso, esta receita merece ser partilhada.

Ingredientes
250gr. de manteiga
250gr. de açúcar amarelo refinado
4 ovos batidos
250gr. de farinha de trigo autolevedante
Casca ralada de um limão
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá (rasa) de fermento

Batemos a manteiga e o açúcar até obtermos um creme de textura pálida e leve. Aos poucos adicionamos os ovos. Peneiramos a farinha e o fermento e envolvemos uniformemente com uma colher de metal. Juntamos a casca ralada e o leite e mexemos energicamente.

Deitamos a massa obtida na forma devidamente untada e levamos ao forno (previamente aquecido a 180ºC) durante 25 30 minutos ou até a massa dourar e ficar flexível ao toque.

Deixamos o bolo arrefecer e depois desenformamos.





Sem comentários