Bolos fofos para começar bem o Outono


O Outono é uma das minhas estações do ano preferidas, a par com o Inverno. Bem…quem me conhece sabe que não sou esquisita, ou melhor que me esforço sempre por encontrar o melhor que cada estação nos pode oferecer. Porém, é talvez no Outono que me sinto mais em casa. O Outono encanta-me com os seus tons outonais, com os frutos secos, com o tempo ameno, com a chuva e os dias de nevoeiro, com os passeios frescos pelo campo.

É no Outono que tudo renasce. Devem estar a considerar muito estranha esta minha afirmação. Mas se não houvesse Outono com a sua limpeza ao nível da natureza, haveria Primavera? Eu penso que não. Faz tudo parte do ciclo para que tudo possa estar equilibrado.

No que toca à cozinha, é também nesta estação que mais me fascina cozinhar, acender o forno e passar horas no quentinho do lar a preparar, biscoitos, bolachas, cupcakes e bolos que aconcheguem o estômago e preparem o espírito para os dias frios e chuvosos.

A receita que hoje partilho é sem dúvida uma receita de Outono, para degustar num dia de chuva, com uma bela caneca de café de cevada e um filme simpático ou um livro cativante.

Ingredientes
3 ovos
1 gema de ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
140gr. de açúcar branco
140gr. farinha de trigo simples
1 colher de chá de fermento em pó
140gr. de manteiga sem sal derretida e arrefecida

Numa tigela juntamos os ovos, a gema, a essência de baunilha e o açúcar e batemos até obter um creme espesso e pálido. Peneiramos a farinha e o fermento e envolvemos na mistura anterior utilizando uma colher de metal.

Acrescentamos a manteiga arrefecida.

Deitamos a massa nas formas devidamente preparadas. Levamos ao forno durante 15 minutos ou até os bolos estarem crescidos e dourados.

Estes fofos ficam muito fofos e sabem melhor se degustados no próprio dia em que foram confeccionados.



Sem comentários