Há que séculos que andava para experimentar isto!


Nestes dias loucos, de hoje em dia, que passam a voar e sem dizer adeus, por vezes é difícil juntar os amigos à mesa e partilhar com eles não só uma refeição mas um bom momento de companheirismo. Durante a semana que passou, foi possível parar o tempo e sossegar durante duas horas entre meia dúzia de gargalhadas e conversas soltas. O que me deixou extremamente contente. Apesar de não ser um Ás na cozinha, gosto de cozinhar para muita gente, gosto de reunir as pessoas em volta de petiscos e de conversas com mais ou menos sentido. Todavia, no dia-a-dia vejo-me forçada a confeccionar comida apenas para mim e a deglutir (na maior parte das vezes) comida fast-food, porque lá está não me dá motivação cozinhar para uma só pessoa. (Confesso, que ando a tentar mudar isto em mim. E cheira-me que na próxima semana vou experimentar comidas vegetarianas.). Para este almoço especial confeccionei um prato bastante simples (Farfalle à Carbonara com Bifes Panados), mas os bons momentos solicitam sempre boas sobremesas, por isso decidi experimentar algo novo: Crumble de Maçã e Vinho do Porto em Sopa de Morangos.


Ingredientes

Recheio
6 maçãs,
1 pau de canela
1 colher de sopa de açúcar,
1 cálice de Vinho do Porto,

Crumble
100gr de farinha,
80gr de açúcar,
80g de manteiga,
1 colher de café de canela em pó

Em primeiro lugar, ligamos o forno a 200ºc. Colocamos num tacho as seis maçãs devidamente descascadas e cortadas às fatias fininhas com os restantes ingredientes. Deixamos ferver durante cinco minutos em lume brando. Após ferver, vertemos este preparado numa travessa de ir ao forno. Numa tigela juntamos os ingredientes do crumble até obter uma mistura esfarelada, tipo areia grossa. Adicionamos este preparado ao recheio da maça e levamos a travessa ao forno durante cerca de 20 minutos ou até dourar.


Sem comentários