A mentira da imagem...

"Durante anos aceitei por lema uma frase de Godard: «A fotografia é a verdade e o cinema é a verdade vinte e quatro vezes por segundo.» Por muito que me custe, sou forçado a constatar que muitas fotografias são mentiras, ou porque são registos fora do contexto ou aspectos particulares dum real contraditório ou por outras razões ainda." Gérard Castello-Lopes

Como eu percebo agora esta frase...Quantas vezes nos tentam impingir fotografias supostamente "brutais" quando mais não são uma de uma realidade trabalhada?
Cedo aprendi que o jornalismo não é e não pode ser um espelho da realidade. Por mais isenção, imparcialidade e rigor, a verdade é que o jornalismo é, em grande parte, seleccionar. Seleccionar este ou aquele acontecimento. Mesmo dentro de um determinado acontecimento é necessário seleccionar o que deve ser noticiado.Até a própria linguagem que utilizamos, a forma como escrevemos, as citações que elegemos...tudo condiciona o conteúdo. Os jornalistas acabam por ser um crivo. mas o facto de o jornalismo não ser o espelho da realidade, não quer dizer que seja falso. A selecção não substitui a verdade. Mas de facto, tal selecção não pode ser desculpa, por parte de alguns, para apresentarem as tais realidades trabalhadas... Estejam atentos!

Sem comentários