Mexe-te

Um enfraquecimento, quase existencial, começa a apoderar-se de mim e de quantos me rodeiam, conduzindo-nos para uma marasmo de rotinas entediantes, que vão provocar estragos na sanidade de cada um. Só por mim posso falar, mas é estranho olhar em volta e sentir que há, claramente, uma ausência de energia, um abandonar de ideais, uma desistência, por demais, passiva. A melancolia, a apatia e os estados depressivos começam a ser reis e senhores. Há coisa de uma semana, diziam-me que “se antigamente trabalhávamos para viver” hoje “vivemos para trabalhar”. Uma ideia que não refuto completamente, mas que me deixa muito desanimada. Se esta reflexão está correcta, então, hoje em dia, não passamos de meros escravos de um ciclo viciado, onde patrões forretas, consumo exagerado e frustração, como consequência dos primeiros, assumem os papéis principais. Uma vez que não sou socióloga, antropóloga ou investigadora ligada às ciências sociais, não tenho resposta para esta letargia colectiva… Malta, nós tínhamos projectos. Ok, se calhar eram idealizações pouco viáveis, mas correspondiam a valores, a uma ética que sempre julgámos ser a mais correcta para o mundo. Aborrece-me este marasmo. O mundo que sonhámos não existe, ponto assente, mas nem tudo tem de entrar em crise. Ainda somos donos de pequenos momentos existenciais. Eu sei que a frustração é enorme e que é mais fácil ficarmos em casa a lamentar a sorte que nos foi atribuída pelo destino, mas é preciso um pouco de mobilização. Também eu quero fugir a este sentimento de sonolência e, uma vez que não posso combater a rotina com mudanças bruscas no meu quotidiano, a partir de hoje, fica aqui o compromisso de que este blogue vai ser dinamizado de maneira diferente. Pensamentos do dia, reflexões importantes, anúncio de projectos, etc, ect. O contributo é pouco ou quase nenhum, mas é um começo. “Ementa” é a primeira rubrica a ser introduzida. Será publicada todas as sextas-feiras (espero não falhar) e será uma montra de actividades, de sugestões culturais, desportivas,d e lazer para o fim-de-semana.

1 comentário

Angie Mendes disse...

Boas noticias! Bom saber que este espaço vai estar mais animado.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Um abraço*