Todos concordamos que não nada melhor do que a sensação de conforto que ligar o forno transmite. A casa torna-se mais acolhedora. Como se fossemos envolvidos num abraço quente.
Olhando para trás, consigo identificar o tempo exacto quando comecei a dedicar-me mais às receitas e em especial a confeccionar bolos. Tinha acabado de ficar desempregada, com o Inverno a tocar à campainha, os dias escuros a levarem a melhor sobre o meu humor, a vida em suspenso, sem saber bem qual o caminho a seguir. O meu marido (na altura namorado) ofereceu-me um livro muito especial sobre bolos e bolinhos. "Bolos para a família", de Sarah Rendell. Ainda, hoje em dia, é um dos meus livros favoritos.
Experimentei fazer uma receita, uns cupcakes de baunilha. Sem grande prática. Mas rapidamente percebi a tal sensação de conforto que é meter as mãos na massa, ligar o forno, esperar pelo resultado final e degusta-lo com as nossas pessoas. O humor foi melhorando. Os dias ficaram mais doces. A vida continuou a fluir e eu a sobreviver com gosto.
Com mais ou menos ritmo, com mais ou menos vontade, continuei a praticar mais receitas, sempre com um carinho especial pelos bolos. Quem é que não é feliz com fatia de bolo na mão?
Durante anos, tenho sido responsável pelos bolos de aniversário da família. Por vezes, não gostam das minhas escolhas, ou das minhas experiências, mas acho que os consigo sempre envolver no tal abraço que só algo gastronómico saído do forno consegue transmitir.
O último bolinho especial que preparei foi este Bolo de Oreo, para os anos da mana pequenita. Um bolo onde quis reunir doçura, diversão, alegria, convívio. Será que consegui? Digam-me vocês. Experimentem a receita e partilhem o vosso feedback.
BOLO DE OREO
Tempo de preparação: 60 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 15 fatias
Ingredientes:
- 1 iogurte grego natural
- 6 ovos
- 2 copo de iogurte de óleo de girassol
- 3 copos de iogurte de açúcar
- 3 copos de iogurte de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 13 bolachas oreo trituradas
Modo de Preparação:
- Pré-aquecemos o forno a 160ºC.
- Untamos uma forma.
- Separamos as gemas das claras.
- Batemos as gemas com dois copos de iogurte de açúcar.
- Assim que a mistura se tornar fofa e esbranquiçada, adicionamos o iogurte, o óleo e as bolachas oreo trituradas.
- Batemos as claras com um copo de iogurte de açúcar até estas ficarem bem firmes.
- Juntamos as claras em castelo ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó.
- Vertemos a massa na forma previamente preparada.
- Levamos ao forno mais ou menos 45 minutos.
- Podemos cobrir o bolo (depois de arrefecer) com uma ganache de chocolate e sprinkles
Sem comentários
Enviar um comentário