Tarefas para cuidar da Horta e do Jardim em Junho e início do Verão

Amanhã, entramos oficialmente no Verão. Na época em que o nosso trabalho na horta, nos jardins, nos canteiros, começa a dar frutos. Sempre gostei do Verão, pelo sinónimo de férias, mas desde que tenho a micro horta que tenho um carinho especial por esta estação do ano. Porque agora está associada a colheitas, a fins-de-tarde descalça em contacto com o chão e com as mãos metidas na terra, a verde salpicado de tons coloridos saborosos, sumarentos e nutritivos.

Como sabem no início do mês uma toupeira malandra decidiu invadir a micro horta. Fiquei tão desanimada. Ver o trabalho de meses completamente destruído. Mas depois pensei melhor. A malandra da bicha apareceu no meu cantinho, depois das tempestades (quase tropicais) que se fizeram sentir aqui na região. Talvez ela se tenha sentido segura o suficiente para abancar nos meus canteiros. O que me dá uma sensação de apaziguamento. Nunca se nega casa a alguém a viver um aperto, certo? Tal como ela apareceu, também desapareceu. Segui algumas dicas vossass, como colocar água dentro das galerias subterrâneas. Ainda comprei um ultrassom, mas tal não chegou a ser utilizado.

Colocando o desanimo de lado, deixei-me de dramas, arregacei as mangas e voltei a restruturar os canteiros, repeti as sementeiras, redobrei os cuidados. Tenho a certeza que a micro horta dentro em breve vai retribuir este tratamento com boas colheitas, mesmo que comece esta corrida com atraso. Agora é continuar a investir tempo, carinho e claro continuar a cumprir as tarefas adequadas a cada estação.Flor de Cosmos e de Calêndula Tarefas para cuidar da Horta e do Jardim em Junho e início do Verão:

  • Semear no exterior beterrabas, cenouras, chicória, canónigos, courgettes, pepinos, mizuna, alface, rabanetes, rúcula, espinafres, abóboras, couves asiáticas, acelga.
  • Semear no exterior as seguintes ervas aromáticas: orégãos, segurelha, coentros, endro, azedas.
  • Em locais abrigados semear manjericão.
  • No exterior, plantar brócolos, couve-flor, últimas malaguetas, últimos pimentos, últimos tomates, courgettes.
  • Desbastar as sementeiras.
  • Sachar ervas daninhas que possam ter instalado.
  • Verificar regularmente o possível aparecimento de pragas.
  • Cortar semanalmente os ramos ladrões dos tomateiros.
  • Cortar cerca de dois dedos da planta de cebolinho.

Sem comentários