Receitas da Horta | Molho de Tomate


Há quem celebre likes, seguidores e demais estatísticas virtuais. Já eu tenho-me centrado cada vez mais a celebrar as estatísticas que brotam da terra na minha micro-horta. São mais saborosas, com textura mais rica e ainda por cima enchem-me a barriga. E este ano é ano de celebrar tomates. Dito assim parece estranho. Mas desde Julho até ao início desta semana, não precisei de comprar tomates uma única vez. Num espaço de dois metros por um, talvez dois por dois metros, consegui ter uma produção de tomate auto-sustentável. 
Deliciei-me. Comi uma quantidade absurda de tomates ao natural, assim como também preparei várias receitas. E ainda consegui partilhar alguns (poucos) com os vizinhos. Claro que nesta altura de colheitas, há sempre um clássico que tenho de preparar. Molho de tomate. Todos os anos experimento novas receitas, porque de facto há muitas sugestões. Eu sei que poderia comprar este género de preparado, até porque nos supermercados a oferta é bastante diversificada, mas convenhamos, não nenhum se compara à frescura e sabor ao que é confeccionado em casa. Abaixo, segue a mais recente receita que experimentei, que prontamente foi aprovada cá em casa, por todos. 
Receitas da Horta | Molho de Tomate
(Receita baseada no livro Conservas para todo o ano, de Oded Schwartz)

Tempo de preparação: 50 minutos
Dificuldade: Fácil
Quantidade: 1,25l

Ingredientes:
4 colheres de sopa azeite
300g de cebolas picadas
6 dentes de alho picados
2kg de tomates grosseiramente picados
250ml de água
2 colheres de chá de sal
1 colheres de chá de açúcar
Raminho de ervas aromáticas: 4 pezinhos de tomilho, 4 folhas de salva, 2 folhas de louro

Modo de Preparação:
Numa panela, levamos o azeite a aquecer. Adicionamos a cebola e o alho. Deixamos refogar o lume brando, cerca de 10 minutos ou até a cebola estar translúcida. Adicionamos os restantes ingredientes, incluindo o raminho de ervas aromáticas. Após levantar fervura deixamos cozinhar em lume brando, destapado 30 a 45 minutos até a maior parte do líquido se evaporar. Retiramos o ramo de aromáticas. Deitamos o molho para os frascos quentes, acabados de esterilizar e vedamos bem. O molho está pronto a consumir.

Sem comentários