Fritinhos de Courgette e Parmesão

Será que é OK começar o início de Janeiro e não querer ser uma pessoa completamente diferente? Todos os anos, sinto que há uma pressão gigante que nos obrigada a querer assumir, no início do ano, uma postura de quebrar com o passado. Será que sou só eu que sinto isso? Atenção eu adoro o início do ano, adoro a euforia com que se encara a chegada de 365 dias. Mas convenhamos, não vale a pena falar de 365 dias em branco, certo?


É impossível chegar ao dia 01 de Janeiro e simplesmente deixar para trás toda a bagagem, toda a carga que faz parte de nós, da nossa história. É impossível chegar ao início de Janeiro e querer mudar todos os pequenos defeitos, problemazitos ou situações mal resolvidas. É impossível chegar a Janeiro e simplesmente mudar, porque supostamente é depois das doze badaladas que devemos alterar o que por vezes não conseguimos durante anos. Porque é que aceitamos que nos impinjam que no início do ano temos de ser mais saudáveis, mais produtivos, mais perfeitos? Em primeiro lugar, muitas vezes deixamos que nos imponham coisas impossíveis ou que não fazem sentido e em segundo lugar, colocar essa pressão no início do ano não é justo, nem é saudável. 
 

Acabámos de passar por um período terrivelmente delicioso, mas terrivelmente desgastante. Festas atrás de festas, casa sempre cheia de gente, fazer conversa de sala, preparar comida, arrumar a casa, perceber que já não cabemos na roupa. A juntar a isso, janeiro é invernoso, com dias pequenos e frios, e repleto de dias de trabalho mais que longos ou não tivessem as tarefas laborais ficado em stand by devido às festas de Dezembro. Janeiro, pode ser bastante esgotante. Por isso, mais do que resoluções defendo apenas uma ideia neste início do ano: sermos gentis connosco próprios. Se querem mudar alguma coisa na vossa vida, pois bem mudem. Mas não se deixem levar por pressões sociais, não se forcem a estabelecer metas para as vossas vidas se não for realmente essa a vossa intenção. Cada um de nós tem o seu ritmo, o seu calendário. Nem todos os recomeços, pequenos passos têm de começar no início do ano. Nunca se esqueçam disso.

Fritinhos de Courgette e Parmesão

Tempo de preparação: 1h30
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 30 unidades

Ingredientes:
4 Courgettes Médias
100g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de alho em pó
2 ovos L
1 chávena de pão ralado
Óleo de Girassol para fritar

Modo de Preparação:
Cozemos as courgettes em água (podem adicionar sal, mas eu tento evitar o sal ao máxmo por isso não usei) até estarem quase moles, durante cerca de 5 minutos. Escorremosm as courgettes e deixamos arrefecer ligeiramente. Num robo de cozinha trituramos a courgette até obermos um puré grosseiro. Retiramos do robo e com a ajuda de um pano limpo retiramos ao máximo o líquido extra. Transferimos para uma tijela grande e juntamos, o queijo, os ovos e o alho em pó. Mexemos bem. Aos poucos vamos adicionando o pão ralado, até obtermos uma mistura firme.  Passamos as mãos por farinha e moldamos a massa em bolinhas do tamanho de nozes (mais coisa menos coisa). Levamos ao frigorífico durante uma hora. Aquecemos o óleo de girassol numa frigideira. Fritamos os bolinhos até estarem dourados. Tanto podem servir quentes como frios. São óptimos das duas maneiras.

Sem comentários