Faltam-me sempre as palavras quando chego a Dezembro. É o meu mês, o meu refúgio. Correndo bem ou mal, é um mês extremamente abençoado. Eu faço anos, a mãe faz anos, o marido faz anos, a avó, a sobrinha, o cunhado... parece que toda a família faz anos.... Por isso, mesmo que Dezembro não traga mais nada, será sempre sinónimo de celebração da vida. É curioso, porque é com Dezembro que entramos no Inverno, no frio que obriga a vida a hibernar, que obriga a recolheres obrigatórios, que obriga a mãe natureza a se revestir de quietude. Há quem olhe para esta etapa da vida com desolação, com tristeza, com a sensação de que Dezembro e o seu entorpecimento são tempo perdido. Mas cada vez mais sinto que o pulsar da vida se gera nos ciclos de abrandamento.
Há tanto para dizer sobre Dezembro. Mês das decisões e de todas as acções que têm norteado a minha vida. No entanto, faltam-me sempre as palavras. Porque apesar de todas as coisas boas e singelas, Dezembro soa sempre a balanço, sempre a altura de assumir responsabilidades e de reflexões pessoais.
Talvez por isso, e apesar de tantos All I Want For Christmas is you berrados a alto e bom som, Dezembro é também para mim um mês de silêncio. Um silêncio que se concretiza em vários momentos de meditação, de procura daquela luz interior que é tão necessária a cada começo de ano.
Portanto, Dezembro será sempre um misto de sensações contraditórias, que me definem. Seja lá isso o que quer dizer. Só sei que em Dezembro, eu profissional da escrita fico sem tinta na caneta introspectiva e deixo apenas corpo e alma sentir a vida.
Cheesecake de Maracujá e Granola (sem forno)
Ingredientes para a base
150g de granola
2 colheres de sobremesa de Maca Choco Latte (marca Origens)
três colheres de sobremesa de manteiga
Ingredientes para o recheio
250g de queijo creme tipo Philadelphia
1 iogurte simples açucarado
10 maracujas (doces)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparação:
Começamos por preparar a base. Derretemos a manteiga. Num robô de cozinha juntamos a granola, a maca choco latte e a manteiga. Processamos de modo a obtermos uma mistura ´
Vertemos a mistura numa forma, previamente preparada. Com a parte detrás de uma colher pressionamos bem, até cobrimos o fundo e as bordas da forma. Levamos ao frigorífico durante cerca de meia hora.
Na taça da batedeira eléctrica juntamos o queijo creme com a colher de açúcar e o mel. Batemos cerca de dois minutos. Juntamos o iogurte. Voltamos a bater. Adicionamos a polpa de sete maracujás e mexemos levemente com uma colher de metal, apenas para incorporarmos a polpa na mistura de queijo e do iogurte.
Vertemos esta mistura por cima da base. Levamos ao frigorífico durante cinco horas. Na hora de consumir, tiramos do frigorífico dez minutos antes. Decoramos com amoras e com a polpa dos maracujás restantes.
1 comentário
OLá
Enviar um comentário