Malaguetas [dicas de como plantar para apimentar um pouco mais a vida]


Muitos de vocês têm partilhado comigo que adoravam ter um jardim comestível, mas que não têm grande espaço para concretizar essa vontade. Na realidade, existem muitas plantas que se adequam a espaços pequenos, e que não requerem grandes cuidados ou conhecimentos de jardinagem.

Uma delas é a Malagueta, com os seus frutos delgados, vermelhos e muito picantes. É fácil de cultivar e ainda mais fácil de apreciar, uma vez que pode ser utilizada na confecção de muitos pratos, molhos e conservas. Na realidade, depois do sal, as malaguetas são o condimento mais utilizado no mundo. Além disso, os frutos desta planta apresentam inúmeros benefícios para a saúde. Como por exemplo, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos, acelera o metabolismo, facilita a digestão, combate o envelhecimento da pele, entre outras propriedades medicinais. Só boas razões para investirem nesta pequena plantinha.

Quando devo semear?
A sementeira das Malaguetas deve ser feita entre Fevereiro e final de Abril. A germinação das sementes de Malaguetas requerer temperaturas entre os 16º e os 20º, uma vez que se trata de uma planta tropical e subtropical. Portanto, se tiverem uma pequena estufa, devem colocar as sementeiras lá dentro. Contudo, caso não tenham uma estufa, basta colocar a sementeira perto de uma janela onde apanhe bastante sol.


Como semear?
Podem usar caixas de ovos, pacotes de iogurte, outro tipo de embalagens para improvisar uma sementeira. Devem apenas tomar atenção que todas as embalagens devem ter um correcto escoamento da água. Colocamos o substrato nas embalagens. Devemos usar substrato próprio para hortas. Com uma caneta ou pauzinho abrimos um buraco no substrato, com uma profundidade até ao máximo de 1 cm. Em cada buraco, introduzimos uma semente. Tapamos. Fazemos a primeira rega, de forma a que todo o substrato fique húmido. As sementes de malagueta levam algum tempo a germinar, entre três a cinco semanas, portanto não desanimem.
Como e quando fazer o transplante?
As plantas de malaguetas podem ser transplantadas directamente para a terra ou para vasos quando atingirem cerca de quatro folhas definitivas e cerca de 10 cm. Caso optem por vasos, o ideal é usarem vasos de 25 litros para cima. Se bem que também podem experimentar em vasos de 15 litros. Quanto maior for o vaso, melhor será o crescimento. Devem fazer um buraco com cerca de 15 cm, seja no canteiro, seja no vaso, e colocam a muda lá dentro. Cobrem com terra e pressionam de forma a fixar a plantinha bem na terra. Fazem a primeira rega. Não se esqueçam de escolher um sítio com muito sol, no mínimo, cinco a seis horas de luz solar.

Quando colher? 

As primeiras malaguetas deverão surgir cerca de 150 dias depois da plantação, dependendo do clima que enfrentam. Devem ser colhidas quando estão bem vermelhinhas. Deixem secar e podem utilizar em diversas receitas.




Sem comentários