Queques de Chocolate e Courgette

Precisamos das diferentes estações. Precisamos de perceber que nada é eterno na vida, que tudo muda. Precisamos de saber apreciar essa mudança e tudo o que ela acarreta. Precisamos de aceitar os ciclos da vida, como algo normal nas nossas vidas, que nos ensinam, que nos motivam a avançar, que nos dão um objectivo de vida e que moldam os nossos comportamentos.


O outono faz parte dessa mudança. Aterra nas nossas vidas, quando a alma ainda se encontra embalada pelo calor do Verão e pelas memórias doces das férias. Quando aparentemente ainda não estamos preparados para os dias mais frios, mais escuros, mais tempestuosos. Mas isto é vida. ⁠

A título pessoal, a mudança de estação é sempre desafiante para mim. Noto logo mudanças no meu sono. Após o jantar, se me sento no sofá acabo por adormecer, mesmo torta, mesmo que seja por pouco tempo. Sinto que o corpo pede um descanso extra.

Ontem por exemplo tinha umas batatas-doces a assar no forno e pensei para comigo: “Porque não sentar-me um bocadinho no sofá a ler?”. Já estão a ver o filme, certo? Mas não é só ao final do dia que o sono se altera. 

Às seis da manhã, o meu corpo começa a despertar como se quisesse acompanhar a luz que se estabelece até que o sol desponta completamente na linha do horizonte.  

 Nem sempre é fácil acompanhar estes sinais. Porque deixamos que as rotinas e as tarefas se sobreponham ao nosso self care. Porém, é importante ouvir o nosso corpo e dar-lhe uma resposta.


Sabem qual vai ser a minha resposta às necessidades do meu corpo? Aproveitar mais o descanso, mesmo que não seja exactamente passar mais tempo a dormir. Permitir-me a desligar. Permitir-me a adormecer no sofá. Permitir-me a fazer ronha preguiçosa logo pela manhã. Permitir-me a tomar mais pequenos-almoços no quentinho da cama, com serenidade e na melhor das companhias. 

A receita que hoje partilho encaixa perfeitamente na forma como este ano quero encarar as mudanças trazidas pelo Outono.  

Vamos Outonar de forma descontraída?
Queques de Chocolate e Courgette

Tempo de preparação: 20 min. de preparação + 25 min. no forno
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 queques

Ingredientes:
100g de margarina
1 ovo
100g de açúcar
100g de courgette ralada finamente
3 colheres de sopa de natas
175g de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de fermento
50g de chocolate em pó

Modo de Prepração:
Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos um tabuleiro de queques. Batemos a margarina com o açúcar e o ovo até obtermos uma mistura homogénea. Adicionamos a courgette e as natas. Peneiramos a farinha, o fermento e o chocolate. Mexemos bem até incorporar todos os ingredientes. Dispomos a massa na forma previamente preparada, enchendo cada uma até cerca de dois terços. Levamos ao forno durante 25 minutos, ou até os queques estarem bem cozidos no centro. Deixamos os bolinhos arrefecerem na forma durante cerca de cinco minutos, depois transferimos para uma rede de arrefecimento.

Sem comentários