Crackers de Linhaça e Cebolinho [Receita Vegan]

É no Verão que mais gosto de pensar em receitas. Talvez seja das cores que inundam os mercados, os pomares e a bancada da minha cozinha. Talvez seja pela variedade de ingredientes, suculentos, mais frescos, mais inspiradores que esta época apresenta. Talvez seja porque tenho coisas boas para colher na horta. Talvez pelo sol que se faz sentir na rua. Não sei ao certo qual a razão, tudo serve de motivo para imaginar cenários gastronómicos a sair da minha cozinha. Pego em todas as revistas que armazeno ao longo do ano e releio/relembro as receitas que coloquei em lista de espera. Ou então revejo os links dos meus foodbloggers favoritos que fui guardando nas horas vagas.

Contudo, e em oposição a esta louca vontade de preparar todas as receitas do mundo, é a altura em que menos consigo estar na minha cozinha. Só para terem uma noção, no outro dia, às 23h00, eu tinha uma temperatura de 31ºC na cozinha. O calor abafa-me a determinação em aproveitar todos os bons ingredientes desta altura. Por isso, e por mais que adore galletes de pêssegos, olho para eles e apenas consigo preparar uma simples salada de pêssegos ou uma salada fresca com alface e mozarela, ou até um gelado. É um exemplo.Talvez seja o calor misturado com a vontade de férias, mas dá-me uma preguiça descomunal. Mas como nos últimos dias as manhãs até têm estado fresquinhas, queria muito partilhar convosco esta receita de forno. Porque esta receita merece mesmo ser confeccionada.

Não sei como é convosco, mas eu gosto de andar sempre com comida atrás de mim. Principalmente no trabalho. Nem sempre tenho tempo de preparar lanches então gosto de ao início da semana levar algo que se possa ir aguentando. Geralmente, a escolha recai em bolachas ou crackers. Confesso, que houve uma altura em que a minha gaveta na secretária laboral estava repleta de porcaria. Bolachas de chocolate, snacks duvidosos, pacotes de sumo. Estão a ver o filme, certo? Claro que de há uns anos para cá comecei a ter juízo. Não vou dizer que só como coisas saudáveis. Estaria a mentir, mas por exemplo reduzi para mais de metade o açúcar que ingiro. Porém tem sido mais difícil reduzir no sal. Tudo tem quantidades gritantes de sal. Então as crackers nem se fala. Eu como hipertensa não posso abusar deste condimento. Por isso, decidi criar as minhas próprias crackers. Não são 100% saudáveis, mas são vegan, têm ómega 3, propriedades antioxidantes, sem adição de sal. Além disso, com estas bolachinhas encontrei mais uma forma de aproveitar o cebolinho que este ano explodiu em cor e tamanho na horta. Espero que gostem. Mas aviso já que são super viciantes.Depois digam que eu não avisei.


Crackers de Linhaça e Cebolinho | Receita Vegan |
(Adaptado do livro Petiscos, de Edith Bailey)

Ingredientes:
70gr de sementes de linhaça
100g de farinha de linhaça amarela
125g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de café de fermento em pó
2 colheres de sopa de margarina vegetal
2 colheres de sopa de cebolinho picado finamente
100ml de bebida de soja

Modo de Preparação:
Pre-aquecemos o forno a 160ºC. Preparamos dois tabuleiros próprios para ir ao forno. Num robot de cozinha juntamos as sementes de linhaça inteiras, as farinhas e o fermento. Adicionamos a margarina e processamos até obtermos uma mistura com o aspecto de migalhas de pão. Misturamos o cebolinho. Vertemos a bebida de soja nesta mistura e voltamos a processar até obtermos uma massa homogénea. Dividimos a massa ao meio. Trabalhamos cada pedaço da massa numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Esticamos a massa para que fique muito fininha. Cortamos as crackers num formato ao nosso gosto, mas que seja de pequenas dimensões. Transferimos para o tabuleiro. Levamos ao forno entre 10 a 15 minutos. Transferimos para uma rede e deixamos arrefecer completamente antes de servir.

Sem comentários