Tem sido muito bom receber o vosso feedback cada vez que partilho stories no Instagram sobre jardinagem ou sobre a minha micro-horta. Não estava à espera de receber tantos comentários e perguntas. Acho que até tenho recebido mais do que quando partilho receitas. O que me fez pensar, que se calhar faz sentido partilhar aqui no blogue um pouco mais do que faço no jardim e na pequena horta. Não sou uma expert nesta área, antes pelo contrário sou uma iniciante mas com muito empenho. Portanto, se calhar faz sentido partilhar algumas dicas, algumas coisas que vou descobrindo nesta fase.
Por isso, o post de hoje já é sobre esta temática. Quando comecei a micro-horta, em 2017, estava com o entusiasmo em alta. Queria comprar sementes de todo o tipo, inúmeras plantas, esttruturas, vasos....estão a imaginar a loucura, certo? Além disto tudo, inicialmente, confesso que também me perdia a olhar para as ferramentas que encontrava em lojas especializadas. Há tanta diversidade, tanta coisa bonita (acreditem que há) e tanta coisa estranha. Sabiam que há luvas com garras, por exemplo? Isto é apenas um exemplo da parafernália que podemos encontrar nas lojas especializadas. E eu com o entusiasmo de principiante, julgava que precisava de tudo para conseguir jardinar como deve ser. Mas estava enganada. Rapidamente percebi que é muito fácil esbanjar dinheiro em ferramentas que depois ficam a ganhar pó numa estante qualquer.
Após dois anos de singela experiência na jardinagem, posso-vos garantir que para jardinar só precisam de cinco ferramentas.
Luvas de jardinagem: É a única forma de protegermos as mãos enquanto jardinamos. Protegemos não
só da sujidade, mas também de algumas infecções ou de sermos picados por algum
bicho ou ainda de nos cortarmos. Devemos optar por luvas com reforço nas pontas
dos dedos, uma vez que a parte que é mais desgastada. Escolham luvas com
tecidos duráveis, impermeáveis e confortáveis. O tamanho certo também é
importante. Digo-vos por experiência própria, não comprem um tamanho maior que
o vosso, pois o material da luva irá roçar com mais frequência na vossa pele, o
que pode causar irritação. Já me aconteceu.
Tesoura de Podar: Essencial para cortar flores mortas, aparar pequenas árvores ou arbustos, cortar galhos e algumas ervas daninhas. Aconselho a comprarem uma de boa marca e de qualidade superior. Acreditem será um bom investimento que vos irá durar anos e anos. Para preservarem as vossas tesouras, depois de as usarem limpem-nas com um pano embebido em óleo. Podem-nas manter afiadas com o auxílio de uma pedra de amolar ou um afiador.
Pequena pá de jardineiro: Serve para plantar pequenas plantas, transplantar embriões da sementeira para o sítio final, para arrancar ervas daninhas.
Regador: Não é preciso dizer grande coisa, pois não? Tenham atenção a comprar um com adaptador que permita regular o caudal. Só assim terão um regador para plantas já viçosas e para pequenos rebentos.
Enxada: Ou sacho de mão é uma das ferramentas essenciais e ideal para a maior parte jardins ou hortas. Serve para cortar ervas daninhas, fazer plantações maiores, abrir buracos de maior dimensão.
Sem comentários
Enviar um comentário