Só muito recentemente, talvez de há cinco anos para cá é que comecei a me interessar por passar horas e horas na cozinha a preparar bolos. Sim, eu sou mais bolos, e bolachinhas, e tartes, e queques, quiches doces e salgadas, e cupcakes, e por aí fora... É tão bom reunir as pessoas à volta de um piquenique, ou de uma mesa festiva. Contudo, apesar de ter descoberto este gosto, a verdade é a minha experiência ou sabedoria na área de "pastelar" é muito pouca ou nenhuma. Desconheço imensas técnicas, não sei preparar receitas muito elaboradas e o básico desta área às vezes soa a desafio complicado. Por isso, e como gosto muito desta área (cada vez mais) leio muito. Desde revistas da especialidade, a enciclopédias antigas da mãe ou da sogra. Ultimamente graças ao canal 24Kitchen são muitos os truques que vou apanhando com os grandes chefs.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKcST34PwjNir8mnrIkRSYZX_6kUoBLl8cx_40AVL6U5g8gxWAYq_vbj59kNDb-e4SQZO8Xk10k9pAhUWIq6e7u9GWnndTO3SrrhHzzsRScYNK0HQVQwwNLgum_ZQyffXNW0xnulyrwqiH/s1600/pastelar.jpg)
Hoje partilho convosco seis dicas para quem se está a iniciar na área de pastelar. São seis dicas que não vão fazer de vocês pasteleiros profissionais, mas que fazem toda a diferença na hora de preparar um singelo bolo familiar, um bolo de aniversário ou um bolinhos para um piquenique. São seis dicas que ao longo dos anos, e sem me aperceber me foram passadas pela mãe e que agora consolidei como conhecimento depois de pesquisar muito sobre este tema.
1 - Usar ingredientes à temperatura ambiente e não à temperatura da refrigeração do frigorífico. Por exemplo, a manteiga deve estar suave o suficiente para conseguirmos enterrar um dedo na mesma.
2- Adicionar um ovo de cada vez e bater a cada adição. Isto permite que os bolos apresentem uma melhor textura. Outro truque passa por, se tivermos uma receita que leva muitos ovos, a cada adição devemos juntar um pouco de farinha.
3- Atenção à rapidez com que trabalhamos a massa. Quando nos aproximamos do fim da receita devemos redrobar a rapidez com a terminamos. Isto porque qualquer agente de crescimento (como as farinhas autolevedantes, o fermento, etc) começam a operar assim que entram em contacto com os ingredientes molhados. Por isso, devemos sempre apressar-nos a colocar a massa no forno.
4- Usar a prateleira média do forno. Isto se estivermos a usar um forno convencional.
5- Não devemos abrir o forno até ter passado dois terços do tempo indicados na receita, pois isso pode afectar a estrutura do bolo, nomeadamente fazê-lo colapsar.
6- A melhor forma de perceber se um bolo já está no ponto é usar a técnica do palito 5 ou 10 minutos antes do tempo da cozedura indicado na receita.
Sem comentários
Enviar um comentário