E se não é com vinagre que se apanham moscas, pode ser com vinagres aromatizados que se confeccionam bons petiscos. Eu sei, o trocadilho é fraco, mas não fujam já, pois o que tenho para sugerir pode ser considerado um pequeno tesouro. Habitualmente o vinagre é um ingrediente muito banal, pois estamos sempre a usar as mesmas variedades. Não nos aventuramos a descobrir novos sabores.Mas a verdade é que se pode confeccionar vinagre aromatizado com quase qualquer sabor. Podemos aventurar-nos com ervas, com frutas, com flores. Quando descobri isto, apercebi-me que tinha de me armar em chef vinagreiro, com barbas de pai de Natal. Optei por iniciar esta experiência com um vinagre de framboesa. Primeiro porque fica com uma cor super natalícia e segundo porque descobri, nesse mundo fantástico que é a net, que este vinagre é delicioso servido em saladas com laranja e cebola roxa ou como molho para salada de bulgur e bagos de romã. Portanto, deitei mãos à obra, infestei a minha casa de vinagre e framboesa. Juntei ao aroma umas garrafas simples mas bonitas e umas etiquetas jeitosas. Et voilá, prendas homemade, com muito amor investido.
Vinagre de Framboesa
Ingredientes
400ml de vinagre de vinho tinto
4 colheres e sopa de açúcar
250gr de framboesas
Juntamos o vinagre, o açúcar e as framboesas numa frigideira e cozinhamos em lume médio durante 15 minutos. Coamos a mistura num passador fino e colocamos num frasco esterilizado. Os vinagres aromatizados podem conservar-se no máximo até um ano.
1 comentário
Adorei a sugestão! Obrigada por mais esta maravilhosa partilha. Fiquei cheia de vontade de experimentar. É que plantei na minha horta uns quantos pés de cebola roxa de propósito para usar em saladas e este vinagre vem mesmo a calhar :) Será que dá para fazer com qualquer fruto vermelho?
Beijinhos e bom fim de semana!
Enviar um comentário