Tenho de confessar que era um pisco a comer, mas aquela vista inspirava-me a despachar depressa a refeição. Porque o pátio era o ponto de partida para qualquer brincadeira de rua. Quando eu sentia o chamamento dos meus compinchas, não havia garfada que não entrasse a correr na boca, acompanhada de uma súplica expressada através de olhinhos de cachorro abandonado: Posso ir? Posso sair da mesa? As noites de verão vestiam-se de dias. Eram vividas até à exaustão. Só terminavam quando os pés já não aguentavam o rolar da bola ou quando a cabeça já não conseguia inventar mais histórias de faz de conta. Brincar exigia assim muito ao físico. Por isso, nas noites longas de verão, havia quase sempre direito a singelas ceias, que eram degustadas nas escadas graníticas que davam acesso à casa. Eu e os meus pais ficávamos ali momentos largos a ouvir o silêncio do calor nocturno. Só vos posso garantir que estes eram os melhores serões de Verão. Estes eram Verões a sério.
Ingredientes
500ml de água
500gr de açúcar
Colocamos a água e o açúcar numa caçarola e levamos ao lume até o açúcar estar completamente dissolvido. Retiramos do lume e guardamos no frigorífico, em frascos esterilizados, durante duas semanas.
Calippos de Framboesas e Mirtilos
Ingredientes
200gr de mirtilos
200gr de framboesas
100ml de xarope de açúcar
2 colheres de sopa de sumo de limão
Colocamos os mirtilos e as framboesas num liquidificador, juntamente com as duas colheres de sumo de limão, e trituramos tudo. Coamos a mistura para um frasco grande, com recurso a um coador fino. Adicionamos o Xarope de Açúcar (frio). Mexemos bem e enchemos as forminhas. Levamos ao congelador até que a mistura solidifique. Retiramos do congelador dois minutos antes de servir.
Sem comentários
Enviar um comentário