Pannacotta de Limão, Canela e Lemon Curd

Passo a vida a queixar-me disto, mas não sei como contornar tal sensação. Sinto que o tempo passa demasiadamente rápido. Chegámos a Setembro e a minha alma ainda se encontra a repousar nas águas maravilhosas que experimentei em Agosto. Chegámos a Setembro e toda a gente fala em recomeços, mas a mim só me apetece voltar às férias e ao dolce far niente. Chegámos a Setembro e já me chateiam com as prendas de Natal. Chegámos a Setembro e o cansaço é tanto que sinto que já vivi dois anos em apenas nove meses. A pergunta que se impõe é só uma. Podemos voltar ao início do ano?




Não sei onde o tempo se gasta. Se nas rotinas, tarefas, ou se é nas imensas vezes em que me lamurio da falta de tempo. Sei que devia ter recuperado todas as forças no mês de Agosto, nas únicas semanas que tenho por ano para descansar. E até achei que tal tinha acontecido, que as baterias tinham sido carregadas. Apesar de alguns contratempos familiares, só posso estar agradecida pelo tempo maravilhoso que usufrui. Com a chegada de Setembro (um mês que eu tanto gosto) apercebo-me que ainda não estou pronta para ele. 









Um dos sítios onde se nota mais esta falta de dinâmica é, claro, no meu blogue. Anda parado, paradinho, apesar de todas as ideias que andam a rodar na minha cabeça, apesar de toda a inspiração que absorvi nas férias. Acreditem ou não, tenho dez artigos parados, com o selo de rascunho. Espero que não fiquem eternamente nessa categoria. Espero que dentro em dias, o tempo se desenrole a meu favor, ou eu ao dele. Até lá, deixo-vos com uma sobremesa simplesmente deliciosa que marcou o mês de Agosto. Esse que passou a correr!

Pannacotta de Limão, Canela e Lemon Curd

Ingredientes da Pannacotta
400ml de natas
50g de açúcar
2 folhas de gelatina
1 colher de sobremesa de canela
Raspas largas de 1 limão

Ingredientes do Lemon Curd
(baseado no livro Conservas para todo o ano, de Oded Schwartz)
Sumo de seis limões médios
400g de açúcar granulado
150g de manteiga
5 ovos (tamanho L)

Modo de preparação da Pannacotta
Fervemos as natas com a raspa de limão e a colher de canela. Assim que começar a ferver desligamos o lume, deixamos repousar durante dois minutos, para que apurar a infusão do limão. Retiramos as cascas do limão, adicionamos o açúcar e mexemos bem. Juntamos as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria. Transferimos para os copinhos ou moldes que queiramos usar. Levamos ao frigorífico no mínimo oito horas.

Modo de Preparação do Lemon Curd
Numa panela pequena, colocamos o sumo do limão e o açúcar. Levamos a lume brando e mexemos até o açúcar dissolver or completo. Adicionamos a manteiga e misturamos bem. Retiramos do lume e deitamos o preparado numa tigela própria para banho maria. Levamos ao lume em banho maria. Adicionamos os ovos passados por uma peneira e deixamos cozinhar lentamente, sem deixarmos ferver. Mexemos com frequência durante 25 a 40 minutos. O curd estará pronto quando espessar e ficar agarrado, numa camada, à parte detrás de uma colher. Deixamos arrefecer. Depois de a pannacotta solidificar cobrimos com o Lemon Curd. Esta receita dá para cerca de 750ml, pelo que devemos guardar o curd que sobra em frascos esterilizados e dentro do frigorífico. Aguenta cerca de 2 meses no frigorífico.




Sem comentários