Bolachas de Aveia, Sultanas e Pepitas de Chocolate Cru

Ligar o forno. Sem culpas. Sem suores estranhos. Como já tinha saudades de o fazer, sem transformar a cozinha num verdadeiro inferno. Nos últimos meses, a minha casa virou um fenómeno ambiental que não recomendo a ninguém. A temperatura interior instalou-se nos 35ºC diários e constantes. “Ai, que é tão giro uma casa repleta de vidraças com imensa luz solar a entrar”. Oiço isto constantemente. E sim, é muito bonito e muito cómodo no Inverno, mas um verdadeiro terror no verão. Eu sei, não se pode ter tudo.


Apesar de ter tentado não ligar o forno no Verão, não consegui resistir a algumas delícias que queria muito experimentar. Além disso, é impossível esquecer os assados suculentos em dias especiais. Agora sinto que posso estoirar com a conta de electricidade e “pastelar” tudo o que eu quiser. Para mim, esta é uma das grandes vantagens do Outono, um dos seus lados positivos. Porque se há coisa que me enche a alma é sentir a casa repleta a aroma de comida acabada de sair do forno. É aconchegante e torna a casa mais familiar. Por isso, tenho aproveitado os domingos de manhã para no silêncio da casa acender o forno, deitar mãos à massa e sentir o calor eléctrico, mas também a luz dourada maravilhosa que me entra pelas janelas a dentro.






Bolachas de Aveia, Sultanas e Pepitas de Chocolate Cru
Ingredientes
100gr de sultanas
10gr de pepitas de chocolate cru
100gr de manteiga à temperatura ambiente
3 colheres de sopa de mel
100gr de farinha de aveia
75 gr de flocos de aveia

Aquecemos previamente o forno a 180ºC. Picamos as sultanas e as pepitas de chocolate cru de forma grosseira. Colocamos a manteiga, o mel, a farinha e os flocos numa tigela de uma misturadora eléctrica e batemos bem até combinar os ingredientes. Juntamos a massa com as mãos. Separamos em bocados do tamanho de uma noz e formamos pequenas bolas. Dispomos as bolinhas nos tabuleiros, já devidamente preparados, e espalmamos a massa com a ajuda de um garfo ou a parte de trás de uma colher. Levamos os biscoitos ao forno durante 10 a 15 minutos, ou até ficarem ligeiramente dourados. Transferimos para uma armação de arame para arrefecerem. 





Sem comentários